CAFÉ,
RIQUEZA NATURAL E CULTURAL
Duração:
O
projeto foi desenvolvido no período de maio a 1° de novembro de 2018 com a
turma do Infantil IV do Centro Municipal de Educação Infantil Monte Real. A
realização do projeto se efetivou através de uma prática indisciplinar durante
as aulas.
Público Alvo:
O
público alvo foram os alunos do Infantil IV com a faixa etária entre 4 a 5 anos.
Justificativa:
Conhecer seu povo e sua cultura, por
meio do uso de práticas pedagógicas que provocam diálogo, observação e
discussão, colabora para que a criança construa sua própria identidade e sua
formação pessoal, social e cultural. Desta forma exercita relações
interpessoais, que serão fundamentais para uma vida saudável em sociedade.
A partir da ideia apresentada a presente
proposta sugere o café como tema, buscando explorar a riqueza natural e
cultural implícitas no café, por meio dos sentidos da troca de conhecimentos.
Nossos alunos provenientes do meio
rural estão intimamente ligados a cultura do café, muitos pais, avós, parentes
e vizinhos de nossos alunos tem por fonte trabalho o cultivo do café, o café
também se encontra inserido na tradição popular, de modo a integrar a cultura e
a vivência de nossos alunos, por esse motivo justificamos a escolha dessa
temática para nosso projeto.
O café é
originário das terras altas da Etiópia, segundo uma antiga lenda popular, um
pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as
folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior
vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma
infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava. A partir de então o
café se difundiu e está na mesa da grande maioria dos brasileiros, inclusive da
família de nossos alunos.
Objetivo Geral.
Aprender sobre o mundo que o cerca pela
observação e exploração do alimento natural e cultural; conhecer a importância
econômica, cultural, social e gastronômica do café.
Objetivos específicos.
- Dialogar e
conhecer mais sobre o café.
- Aprimorar a
percepção a partir dos sentidos: tato e olfato.
- Apresentar as
crianças todo processo pelo qual o alimento ( café) passa desde o plantio
ate a mesa.
- Compreender o
caminho da produção ao consumo.
- Aproximar as
crianças da agricultura.
- Desenvolver
aos conceitos de quantidade, cores e formas.
Eixos a serem trabalhados
- Linguagem oral
e escrita
- Movimento
- Natureza e
sociedade
- Matemática.
Metodologia.
Aula expositiva sobre o Café
Apresentação do
café em:
- grão verde.
-grão cereja (
maduro)
-grão descascado.
-grãos crus.
- grão torrado.
-pó de café moído.
Passeio ao cafezal.
Colagem com grãos de café.
Pintura com tinta feita com pó de café
e cola branca.
Visita a cafeeira do Grupo 2 irmãos.
Confecção de enfeite feito com bola de
isopor, grão de café, copo descartável e gesso.
Pintura de filtro de café (papel)
borrifado com água para montagem da borboleta.
Montagem de borboleta feita com filtro
e prendedor de roupa.
Preparo de café e degustação em xícara
comestível. O café foi preparado em coador de pano e mancebo ( moda antiga)
Preparo de café na maquina de café em
cápsulas, para demonstrar a evolução no preparo do café.
Preparo de bolo de chocolate com café
e degustação.
Avaliação:
Processual e contínua, respeitando a
individualidade de cada aluno.
Considerações a partir da aplicação do
projeto:
A aula foi iniciada, sendo solicitado que todas as crianças reunissem em
circulo para explicar a seqüência dos acontecimentos e estabelecer combinados
para o desenvolvimento das atividades.
Foi providenciados grãos de café, passando por
todas as etapas desde o café verde ate o pó para o preparo da bebida de café.
As crianças manipularam e sentiram o cheiro do café.
Eles conheceram alguns tipos de
moedores de café, mostrando a evolução. Trabalhando com a tinta de café as
crianças puderam sentir o seu aroma.
Na visita ao grupo 2 irmãos eles
puderam ver as etapas por qual passa o café, ate o produto final pronto para o
mercado.
Quando preparado o café para o consumo eles
tiveram a oportunidade de saborear o mesmo. Crianças que nunca tinham tomado
café ficaram muito empolgadas e ate tomaram achando muito bom.
Espera-se que o projeto seja uma
semente para a vida dos alunos e assim, aprendam a valorizar a nossa cultura. Para
quem quiser experimentar o gostinho da nossa aula fica a receita de nosso bolo
de chocolate com café.
Receita
do Bolo de Chocolate com Café
INGREDIENTES
MASSA:
1 xícara de margarina derretida
3 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de café pronto
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
4 ovos (separados gemas e claras)
COBERTURA:
2 colheres de sopa de margarina
1 lata de leite condensado
1 gema peneirada
5 colheres de sopa de café pronto
4 colheres de sopa de chocolate em pó
MODO DE PREPARO
MASSA:
Bata as gemas, a margarina e o açúcar até ficar um creme claro
Adicione o chocolate em pó e o café, acrescente a farinha de trigo e o
fermento em pó, bata bem
Por último, acrescente as claras em neve e misture delicadamente
Leve ao forno para assar em forma untada por 30 minutos
COBERTURA:
Em uma panela coloque a margarina, o leite condensado, a gema
peneirada, o chocolate em pó e o café
Leve ao fogo sem parar de mexer e deixe cozinhar até ficar cremoso,
despeje o creme ainda quente em cima do bolo
Se preferir, utilize chantilly, cereja e flocos de chocolate para a
cobertura
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