sexta-feira, 9 de novembro de 2018

CAFÉ, RIQUEZA NATURAL E CULTURAL


 CAFÉ, RIQUEZA NATURAL E CULTURAL




Duração:                                                    
            O projeto foi desenvolvido no período de maio a 1° de novembro de 2018 com a turma do Infantil IV do Centro Municipal de Educação Infantil Monte Real. A realização do projeto se efetivou através de uma prática indisciplinar durante as aulas.

Público Alvo:
            O público alvo foram os alunos do Infantil IV com a faixa etária entre 4  a 5 anos.


Justificativa:

Conhecer seu povo e sua cultura, por meio do uso de práticas pedagógicas que provocam diálogo, observação e discussão, colabora para que a criança construa sua própria identidade e sua formação pessoal, social e cultural. Desta forma exercita relações interpessoais, que serão fundamentais para uma vida saudável em sociedade.
A partir da ideia apresentada a presente proposta sugere o café como tema, buscando explorar a riqueza natural e cultural implícitas no café, por meio dos sentidos da troca de conhecimentos.
Nossos alunos provenientes do meio rural estão intimamente ligados a cultura do café, muitos pais, avós, parentes e vizinhos de nossos alunos tem por fonte trabalho o cultivo do café, o café também se encontra inserido na tradição popular, de modo a integrar a cultura e a vivência de nossos alunos, por esse motivo justificamos a escolha dessa temática para nosso projeto.
            O café é originário das terras altas da Etiópia, segundo uma antiga lenda popular, um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava. A partir de então o café se difundiu e está na mesa da grande maioria dos brasileiros, inclusive da família de nossos alunos.

 Objetivo Geral.

 Aprender sobre o mundo que o cerca pela observação e exploração do alimento natural e cultural; conhecer a importância econômica, cultural, social e gastronômica do café.

Objetivos específicos.

  • Dialogar e conhecer mais sobre o café.
  • Aprimorar a percepção a partir dos sentidos: tato e olfato.
  • Apresentar as crianças todo processo pelo qual o alimento ( café) passa desde o plantio ate a mesa.
  • Compreender o caminho da produção ao consumo.
  • Aproximar as crianças da agricultura.
  • Desenvolver aos conceitos de quantidade, cores e formas.

Eixos a serem trabalhados

  • Linguagem oral e escrita
  • Movimento
  • Natureza e sociedade
  • Matemática.


Metodologia.

Aula expositiva sobre o Café
Apresentação do café em:
- grão verde.
-grão cereja ( maduro)
-grão descascado.
-grãos crus.
- grão torrado.
-pó de café moído.

Passeio ao cafezal.


Colagem com grãos de café.

Pintura com tinta feita com pó de café e cola branca.

Visita a cafeeira do Grupo 2 irmãos.



Confecção de enfeite feito com bola de isopor, grão de café, copo descartável e gesso.


Pintura de filtro de café (papel) borrifado com água para montagem da borboleta.


Montagem de borboleta feita com filtro e prendedor de roupa.


Preparo de café e degustação em xícara comestível. O café foi preparado em coador de pano e mancebo ( moda antiga)

  

Preparo de café na maquina de café em cápsulas, para demonstrar a evolução no preparo do café.



Preparo de bolo de chocolate com café e degustação.


Avaliação:

 Processual e contínua, respeitando a individualidade de cada aluno.


Considerações a partir da aplicação do projeto:

 A aula foi iniciada, sendo solicitado que todas as crianças reunissem em circulo para explicar a seqüência dos acontecimentos e estabelecer combinados para o desenvolvimento das atividades.
 Foi providenciados grãos de café, passando por todas as etapas desde o café verde ate o pó para o preparo da bebida de café. As crianças manipularam e sentiram o cheiro do café.
     Eles conheceram alguns tipos de moedores de café, mostrando a evolução. Trabalhando com a tinta de café as crianças puderam sentir o seu aroma.
            Na visita ao grupo 2 irmãos eles puderam ver as etapas por qual passa o café, ate o produto final pronto para o mercado.
 Quando preparado o café para o consumo eles tiveram a oportunidade de saborear o mesmo. Crianças que nunca tinham tomado café ficaram muito empolgadas e ate tomaram achando muito bom.
         Espera-se que o projeto seja uma semente para a vida dos alunos e assim, aprendam a valorizar a nossa cultura. Para quem quiser experimentar o gostinho da nossa aula fica a receita de nosso bolo de chocolate com café.


Receita do Bolo de Chocolate com Café
INGREDIENTES
MASSA:
1 xícara de margarina derretida
3 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de café pronto
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
4 ovos (separados gemas e claras)
COBERTURA:
2 colheres de sopa de margarina
1 lata de leite condensado
1 gema peneirada
5 colheres de sopa de café pronto
4 colheres de sopa de chocolate em pó

MODO DE PREPARO
MASSA:
Bata as gemas, a margarina e o açúcar até ficar um creme claro
Adicione o chocolate em pó e o café, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó, bata bem
Por último, acrescente as claras em neve e misture delicadamente
Leve ao forno para assar em forma untada por 30 minutos
COBERTURA:
Em uma panela coloque a margarina, o leite condensado, a gema peneirada, o chocolate em pó e o café
Leve ao fogo sem parar de mexer e deixe cozinhar até ficar cremoso, despeje o creme ainda quente em cima do bolo
Se preferir, utilize chantilly, cereja e flocos de chocolate para a cobertura



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