BRINCANDO
E APRENDENDO NO SÍTIO DO SEU LOBATO
Professora: Josiane Fernandes da Silva Rodrigues
Público Alvo: Turma
do Berçário
Duração:
A duração do projeto foi de
4 meses, começando no mês de julho com término em 1 de novembro.
Justificativa:
Diante da curiosidade e interesse das crianças pela
música: O Sítio do Seu Lobato e seus animais, e visto que os mesmos fazem parte
do cotidiano dessas crianças por residirem na Zona Rural, decidi explorar o
tema proposto, a partir de várias estratégias metodológicas, contemplando o
lúdico na educação infantil, sendo as metodologias adequadas à faixa etária.
Objetivo
Geral:
Explorar o tema: Animais, através da contação de
história, com base na música Sítio do Seu Lobato, explorando músicas,
brincadeiras e atividades de artes como forma de aprender.
Objetivos
Específicos:
·
Desenvolver prazer pelas contações de
histórias.
·
Desenvolver a oralidade em roda de conversa e
conversa informal.
·
Desenvolver a coordenação motora.
·
Trabalhar os sentidos.
·
Socializar-se por meio de brincadeiras.
·
Ampliar vocabulário e falar com clareza.
·
Exercitar a imaginação e a criatividade.
·
Compreender a linguagem musical como forma de
manifestação cultural contextualizada no espaço e tempo.
·
Explorar o ambiente da Zona Rural através de
passeio para conhecer os animais e seu habitat.
·
Incentivar a reciclagem através da confecção
de animais e brinquedos.
Desenvolvimento:
Iniciei o projeto com a
contação da história: O Sítio do seu Lobato, com o auxílio do avental da
história.
Após a história cantamos a
música, fazendo os gestos e imitando os animais.
Através da música: O Sitio do Seu
Lobato, confeccionamos um livro, junto com os alunos, com a minha orientação e
manuseio de alguns materiais, envolvendo diversas técnicas de atividades de
artes.
Dei início com a história: A Galinha dos Ovos de Ouro e
em seguida a roda da conversa, e imitação da galinha pelos alunos.
Também trouxe espigas de milho para a sala de aula, para
conhecerem a comida da galinha e as crianças puderam manuseá-las, tentando debulhar
o milho.
No mês de agosto, iniciamos as atividades de artes do livro:
Sítio do Seu Lobato, os alunos pintaram a página da galinha: A GALINHA GOSTA DE: molhando o dedo na
tinta guache. No outro dia, colaram o milho na folha de atividade da Galinha.
Aproveitando,
confeccionei o fantoche da Galinha para as crianças brincarem e se divertirem.
Ainda no mês de agosto, em virtude do 3 Dia de Campo do
Cmei, os alunos do Berçário, fizeram uma
apresentação da música do seu Lobato, todos caracterizados com a máscara dos
animais.
No mês de setembro, continuei com as atividades
referentes ao livro do Sítio do Seu Lobato.
Na página do gato:
O GATINHO GOSTA DE: os alunos coloriram o gato com giz de cera. No outro dia,
imitaram o som do gatinho, e depois com ajuda da professora, colaram peixinhos
de EVA na folha.
Continuando com as atividades, foi a vez da página do cachorro: O CACHORRINHO GOSTA DE:, mostrei a
gravura do cachorro, e pedi para que imitassem o som do cachorro, e em seguida,
colaram pedacinhos de EVA marrom no seu
corpo. E, no outro dia, trouxe a comida do cachorro, ração, para conhecerem, depois colarem na folha de atividades.
Continuando, outro dia, mostrei a gravura do cavalo,
perguntei que bicho era, depois imitamos o som do cavalo, e em seguida, coloriram
o cavalo com giz de cera, com a ajuda da professora. No dia seguinte, trouxe
capim para manusearem e colarem na folha de atividades. O CAVALO GOSTA DE...
Depois, os alunos brincaram
com os cavalos confeccionados com material reciclável.
No dia 16 de outubro, contei a história: COACH! os alunos pintaram a página: O PORCO GOSTA DE, utilizando a técnica
de pintura com esponja e tinta guache. No dia 17, eles colaram milho na folha
de atividade, representando a comida do porco. Também brincaram com o porco
confeccionado de garrafa pet, tentando colocar os palitos nos buracos feitos no
corpo do porco. Em outro dia, pintamos
rolinhos de papel higiênico junto com os alunos para confeccionarmos porquinhos
e montar o chiqueiro.
No dia 22 de outubro, mostrei a gravura da vaca, depois
imitamos o seu som, em seguida, os alunos pintaram a página: A VACA GOSTA DE:, utilizando a técnica
de pintura com esponja e tinta guache. No dia seguinte, colaram pedacinhos de
capim na folha representando seu alimento.
Finalizando o projeto, fizemos um passeio na Chácara da
mãe da funcionária Eliane para conhecermos alguns animais que lá moram, os
alunos ficaram encantados com as várias espécies de animais aos quais puderam observar,
tocar, brincar e familiarizar-se com os mesmos em seu habitat.
Recursos
Didáticos:
EVA de várias cores, papel
sulfite, livros de história, tinta guache, pincel, cola, espigas de milho,pratos
descartáveis, palitos de churrasco, cola quente, giz de cera, furador de EVA,
ração de cachorro, capim, cabos de vassoura, garrafas pet , esponja, rolos de
papel higiênico, barbante, caixas de papelão.
Avaliação:
A avaliação processual e
contínua,foi realizada em todas as etapas do projeto através da observação do
interesse, participação e realização das atividades pelos alunos.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial
curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário