PROJETO
HIGIENE E SAÚDE
Duração
: O ano todo
Justificativa
Considerando
que no berçário, além da intervenção educativa é necessário
ter cuidados especiais, entre eles, a higienização da criança,
pretende-se através deste projeto fazer com que as crianças
desenvolvam hábitos de higiene corporal, posturais, e de boa saúde
despertando o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si
mesmo e para os outros.
Objetivo
geral
Ao
trabalhar higiene e saúde espera-se que a criança possa
interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo,
executando ações simples relacionadas a higiene pessoal.
Objetivos
específicos:
-
Criar hábitos de higiene;
-
Reconhecer as partes do corpo;
-
Aprender a higienização correta das mãos;
-
Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as
refeições;
-
Conscientizar sobre a necessidade de se manterem limpos os locais
onde se vive;
-
Falar sobre a higiene na alimentação.
Metodologia
O
projeto será realizado diariamente, de acordo com a rotina da sala,
através das seguintes atividades:
-
Higiene das mãos antes e após as refeições;
-
Nos momentos de higiene e troca de fraldas conversar com a criança
sobre o seu corpo, nomeando as partes, de forma lúdica.
-
Brincar com a água durante o banho enfatizando as partes do corpo;
-
Durante a retirada da fraldas perguntar e levar a criança
periodicamente ao banheiro.
-
Falar sobre a higiene bucal e realiza-la com a criança;
-
Usar copos com nome de cada criança, para que possam através deles
já assimilarem o próprio nome e reconhecendo seus objetos pessoais;
-
Utilizar músicas que enfatizem o esquema corporal e a higiene;
-
Fazer uso de fantoches para falar sobre outros hábitos de higiene
que fazem parte do nosso dia a dia como: usar papel para assoar o
nariz, não chupar os dedos, não colocar as mãos na boca, conversar
sobre unhas cortadas e limpas, etc;
-
Brincadeiras com objetos que demonstre o uso correto de se fazer a
higiene.
Recursos
pedagógicos:
-
Brinquedos;
- Objetos
de higiene pessoal;
- Fantoches;
-
Livros de histórias infantis;
-
Músicas;
-
Vídeos;
- Toalhas
de rosto;
Critérios
de avaliação:
A
avaliação será processual, visando verificar o desenvolvimento da
aprendizagem e formação infantil. A avaliação ocorrerá no
decorrer do ano através dos procedimentos atitudinais.
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