sexta-feira, 9 de novembro de 2018

PROJETO HIGIENE E SAÚDE


PROJETO HIGIENE E SAÚDE


Duração : O ano todo
Justificativa
Considerando que no berçário, além da intervenção educativa é necessário ter cuidados especiais, entre eles, a higienização da criança, pretende-se através deste projeto fazer com que as crianças desenvolvam hábitos de higiene corporal, posturais, e de boa saúde despertando o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e para os outros.


Objetivo geral
Ao trabalhar higiene e saúde espera-se que a criança possa interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas a higiene pessoal.


Objetivos específicos:
- Criar hábitos de higiene;
- Reconhecer as partes do corpo;
- Aprender a higienização correta das mãos;
- Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições;
- Conscientizar sobre a necessidade de se manterem limpos os locais onde se vive;
- Falar sobre a higiene na alimentação.


Metodologia
O projeto será realizado diariamente, de acordo com a rotina da sala, através das seguintes atividades:
- Higiene das mãos antes e após as refeições;
- Nos momentos de higiene e troca de fraldas conversar com a criança sobre o seu corpo, nomeando as partes, de forma lúdica.
- Brincar com a água durante o banho enfatizando as partes do corpo;
- Durante a retirada da fraldas perguntar e levar a criança periodicamente ao banheiro.
- Falar sobre a higiene bucal e realiza-la com a criança;
- Usar copos com nome de cada criança, para que possam através deles já assimilarem o próprio nome e reconhecendo seus objetos pessoais;
- Utilizar músicas que enfatizem o esquema corporal e a higiene;
- Fazer uso de fantoches para falar sobre outros hábitos de higiene que fazem parte do nosso dia a dia como: usar papel para assoar o nariz, não chupar os dedos, não colocar as mãos na boca, conversar sobre unhas cortadas e limpas, etc;
- Brincadeiras com objetos que demonstre o uso correto de se fazer a higiene.


Recursos pedagógicos:
- Brinquedos;
­- Objetos de higiene pessoal;
-  Fantoches;
- Livros de histórias infantis;
-  Músicas;
- Vídeos;
- Tesouras para cortar unhas;
- Toalhas de rosto;

Critérios de avaliação:
A avaliação será processual, visando verificar o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil. A avaliação ocorrerá no decorrer do ano através dos procedimentos atitudinais.











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