CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS: MEIO AMBIENTE E
SUSTENTABILIDADE.
Duração:
O projeto foi desenvolvido no período
de maio a 1° de novembro de 2018 com a turma do Maternal do Centro Municipal de
Educação Infantil Monte Real. A realização do projeto se efetivou através de
uma prática indisciplinar durante as aulas e em alguns momentos o enfoque foi
exclusivo ao tema do projeto.
Público
Alvo:
O
público alvo foram os alunos do Maternal, com a faixa etária de 2 a 4 anos.
Justificativa:
Nossos alunos seguem
os caminhos dos pais, irmãos ou amigos, de modo que por muitas vezes acabam por
não valorizar a natureza, deixando de lado o cuidado que se deveria ter com o
meio ambiente. À visto disso, foi desenvolvido juntamente com os alunos do Maternal
o projeto: Construindo Novos Caminhos: Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde buscou-se
desenvolver um trabalho de conscientização acerca da preservação do Meio
Ambiente e senso de responsabilidade para com as gerações futuras.
O presente projeto foi
realizado com o apoio da equipe pedagógica e demais professores do CMEI Monte
Real, tendo como propósito a conscientização sobre a importância do Meio
Ambiente para com os seres vivos.
Sabendo
que as crianças passam adiante o que aprendem na escola, e partindo de uma
pragmática de uma “escola para além de seus muros” (VINCENT, 2001) visamos
estimular a conscientização dos alunos para o cuidado com o ambiente e a
destinação responsável de resíduos, de modo que os mesmos possam conscientizar seus
familiares e pessoas ao seu redor, almejando um ambiente mais saudável para
vivência.
Objetivo
Geral:
Estimular o apreço a um ambiente preservado e
saudável para viver, efetivando a conscientização sobre a importância de manter
o meio ambiente sempre limpo e o cuidado das fontes naturais que compõem nosso
habitat.
Objetivos
Específicos:
·
Valorizar o meio em que vive;
·
Despertar nas crianças valores e ideias de
preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações
futuras;
·
Desenvolver atividades que estimulem as
crianças a cuidar da natureza;
·
Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso
sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
·
Buscar abranger as famílias através do
aprendizado dos alunos.
Eixos
a serem trabalhados:
·
Ciências;
·
Artes;
·
Geografia;
·
Português;
·
Música;
·
Língua Portuguesa;
·
Movimentos.
Recursos
- Papéis (sulfite, A3, cartolina, color set,
jornal, kraft, crepom, laminado, dobradura).
- pesquisas impressas, revistas e panfletos;
- Barbantes, Palitos ( churrasco, picolé);
- Sucatas (garrafa pet, tampinhas de
plásticos, caixas de diversos tamanhos, rolinhos de papelão etc).
- Tesoura com ponta arredondada, cola branca
e colorida,
- lápis de cor, giz de cera, giz de lousa,
gliter, lantejoulas, fetilhos. régua,
- Tinta guache, pincel,
- E.V.A.
- fita adesiva transparente, fita colorida.
- Livros infantis
- TV, aparelho de DVD, filme
Culminância:
Socialização
dos brinquedos confeccionados com sucata, e visita a uma horta onde as crianças
conheceram e aprenderam sobre o cultivo dos alimentos, os quais tiveram a
oportunidade de comer, sabendo que seriam inseridos na alimentação do Cmei.
Metodologia:
O projeto se iniciou no mês de maio,
onde a professora se reuniu com a equipe
pedagógica e demais professores, passando suas ideias e buscando o apoio e a
aprovação de seu projeto.
Em um segundo momento, foi
apresentado aos alunos a temática do projeto. É importante ressaltar que neste
momento fez-se necessário que o tema fosse transmitido aos alunos de modo que
chamasse sua atenção, fazendo com os mesmos se interessassem e mantivessem
curiosos e empenhados para trabalhar sobre tal prerrogativa. Assim, para
adentrar a temática, foram desenvolvidos momentos de roda de conversas,
contação de histórias e atividades lúdicas para a socialização do tema.
Em um terceiro momento, foi
realizado um passeio com os alunos, com o intuito de que percebessem e
observassem os lixos dissipados na natureza. Percebeu-se que as crianças
ficaram apreensivas com o que viram, nesse horizonte, aventou-se essa situação
como um fator positivo na execução do projeto, uma vez que os alunos puderam
observar de perto os erros cometidos pelos seres humanos.
Após esse passeio foi confeccionado juntamente com as
crianças uma maquete diferenciando o ambiente limpo e preservado do ambiente
sujo e poluído.
A coleta seletiva de lixos foi
apresentada aos alunos, explicando a eles as cores e seus significados, onde
foi confeccionado uma coleta para que fosse colada em sala de aula.
Mediante ofício foi solicitado ao departamento de obras,
uma coleta de lixo seletiva, para que fosse fixada no Cmei, onde deu a
oportunidade dos alunos separarem os lixos recicláveis em casa e trouxessem
para serem depositados nos coletores corretos.
Em quarto momento, em homenagem ao Dia do Lixeiro (21 de
outubro), foi servido um café da manhã aos que fazem a coleta no Distrito. Com
a possibilidade de manter um relacionamento mais próximo dos alunos com os
garis estimulando um maior reconhecimento a esses trabalhadores que mesmo
perante a grandes dificuldades não deixam de realizar seu trabalho.
Em quinto momento, os alunos
confeccionaram, juntamente com os professores, brinquedos com materiais
recicláveis. Após a confecção dos brinquedos as crianças foram levadas ao pátio
onde apresentaram às demais turmas o que foi possível fazer com os “lixos” que
temos em casa, e então foi oportunizado que todas as crianças do CMEI pudessem
brincar juntos.
Avaliação:
A
avaliação realizou-se de maneira contínua mediante observação dos alunos onde averiguou-se
o entusiasmo, participação e interesse dos mesmos.
Referências
:
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a
educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
KLOETZEL, K. O. O que é meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1998.
VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma
escolar.In: Educação em Revista, Belo Horizonte, n33, jun/2001.
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