sexta-feira, 9 de novembro de 2018

PROJETO: CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE




 CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE.




Duração:
            O projeto foi desenvolvido no período de maio a 1° de novembro de 2018 com a turma do Maternal do Centro Municipal de Educação Infantil Monte Real. A realização do projeto se efetivou através de uma prática indisciplinar durante as aulas e em alguns momentos o enfoque foi exclusivo ao tema do projeto.

Público Alvo:
            O público alvo foram os alunos do Maternal, com a faixa etária de 2 a 4 anos.

Justificativa:          
Nossos alunos seguem os caminhos dos pais, irmãos ou amigos, de modo que por muitas vezes acabam por não valorizar a natureza, deixando de lado o cuidado que se deveria ter com o meio ambiente. À visto disso, foi desenvolvido juntamente com os alunos do Maternal o projeto: Construindo Novos Caminhos: Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde buscou-se desenvolver um trabalho de conscientização acerca da preservação do Meio Ambiente e senso de responsabilidade para com as gerações futuras.
         O presente projeto foi realizado com o apoio da equipe pedagógica e demais professores do CMEI Monte Real, tendo como propósito a conscientização sobre a importância do Meio Ambiente para com os seres vivos.
            Sabendo que as crianças passam adiante o que aprendem na escola, e partindo de uma pragmática de uma “escola para além de seus muros” (VINCENT, 2001) visamos estimular a conscientização dos alunos para o cuidado com o ambiente e a destinação responsável de resíduos, de modo que os mesmos possam conscientizar seus familiares e pessoas ao seu redor, almejando um ambiente mais saudável para vivência.              

Objetivo Geral:

             Estimular o apreço a um ambiente preservado e saudável para viver, efetivando a conscientização sobre a importância de manter o meio ambiente sempre limpo e o cuidado das fontes naturais que compõem nosso habitat.


Objetivos Específicos:
·         Valorizar o meio em que vive;
·         Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
·         Desenvolver atividades que estimulem as crianças a cuidar da natureza;
·         Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
·         Buscar abranger as famílias através do aprendizado dos alunos.


Eixos a serem trabalhados:
·         Ciências;
·         Artes;
·         Geografia;
·         Português;
·         Música;
·         Língua Portuguesa;
·         Movimentos.

Recursos
- Papéis (sulfite, A3, cartolina, color set, jornal, kraft, crepom, laminado, dobradura).
- pesquisas impressas, revistas e panfletos;
- Barbantes, Palitos ( churrasco, picolé);
- Sucatas (garrafa pet, tampinhas de plásticos, caixas de diversos tamanhos, rolinhos de papelão etc).
- Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida,
- lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, gliter, lantejoulas, fetilhos. régua,
- Tinta guache, pincel,
- E.V.A.
- fita adesiva transparente, fita colorida.
- Livros infantis
- TV, aparelho de DVD, filme


Culminância:

            Socialização dos brinquedos confeccionados com sucata, e visita a uma horta onde as crianças conheceram e aprenderam sobre o cultivo dos alimentos, os quais tiveram a oportunidade de comer, sabendo que seriam inseridos na alimentação do Cmei.



Metodologia:
            O projeto se iniciou no mês de maio, onde a professora se reuniu  com a equipe pedagógica e demais professores, passando suas ideias e buscando o apoio e a aprovação de seu projeto.
            Em um segundo momento, foi apresentado aos alunos a temática do projeto. É importante ressaltar que neste momento fez-se necessário que o tema fosse transmitido aos alunos de modo que chamasse sua atenção, fazendo com os mesmos se interessassem e mantivessem curiosos e empenhados para trabalhar sobre tal prerrogativa. Assim, para adentrar a temática, foram desenvolvidos momentos de roda de conversas, contação de histórias e atividades lúdicas para a socialização do tema.
            Em um terceiro momento, foi realizado um passeio com os alunos, com o intuito de que percebessem e observassem os lixos dissipados na natureza. Percebeu-se que as crianças ficaram apreensivas com o que viram, nesse horizonte, aventou-se essa situação como um fator positivo na execução do projeto, uma vez que os alunos puderam observar de perto os erros cometidos pelos seres humanos.
Após esse passeio foi confeccionado juntamente com as crianças uma maquete diferenciando o ambiente limpo e preservado do ambiente sujo e poluído.
            A coleta seletiva de lixos foi apresentada aos alunos, explicando a eles as cores e seus significados, onde foi confeccionado uma coleta para que fosse colada em sala de aula.
Mediante ofício foi solicitado ao departamento de obras, uma coleta de lixo seletiva, para que fosse fixada no Cmei, onde deu a oportunidade dos alunos separarem os lixos recicláveis em casa e trouxessem para serem depositados nos coletores corretos.
Em quarto momento, em homenagem ao Dia do Lixeiro (21 de outubro), foi servido um café da manhã aos que fazem a coleta no Distrito. Com a possibilidade de manter um relacionamento mais próximo dos alunos com os garis estimulando um maior reconhecimento a esses trabalhadores que mesmo perante a grandes dificuldades não deixam de realizar seu trabalho.

            Em quinto momento, os alunos confeccionaram, juntamente com os professores, brinquedos com materiais recicláveis. Após a confecção dos brinquedos as crianças foram levadas ao pátio onde apresentaram às demais turmas o que foi possível fazer com os “lixos” que temos em casa, e então foi oportunizado que todas as crianças do CMEI pudessem brincar juntos.


Avaliação:
            A avaliação realizou-se de maneira contínua mediante observação dos alunos onde averiguou-se o entusiasmo, participação e interesse dos mesmos.


Referências :

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

KLOETZEL, K. O. O que é meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1998.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar.In: Educação em Revista, Belo Horizonte, n33, jun/2001.






















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